Granito ou mármore? Principais características e diferenças

Granito ou mármore? Principais características e diferenças - Personalizze, granito e mármore, granito, mármore, roca select, ceramica, cerâmica

O granito e mármore são duas rochas altamente resistentes e podem ser aplicadas em diversas superfícies, principalmente em bancadas, paredes e como detalhes decorativos. Essas pedras vêm sendo bastante utilizadas para quem está construindo, reformando ou redecorando a casa, o apartamento ou o escritório, pois acrescentam luxo e elegância ao ambiente.

Apesar de serem revestimentos aplicados com a mesma finalidade, tanto o mármore quanto o granito possuem diferentes características. Dentre elas, a composição, resistência, durabilidade e indicações de uso, que devem ser consideradas antes de aplicá-los em seu cômodo.

Para que você não fique mais em dúvida na hora de escolher a melhor opção, separamos aqui as principais características, usos e diferenças de cada uma. Confira a seguir!

Leia também: As tendências de cerâmica para 2018.

Granito

O granito é uma rocha natural ígnea – tipo de rocha que se forma quando o magma ou lava dos vulcões enfriam ou endurecem. Por isso, pode ser chamado de rocha magmática ou eruptiva. Sua composição é formada por grãos de outros três minerais metamórficos: mica (que confere o brilho à rocha), o feldspato (responsável pela variedade de cores, avermelhada, rosada e creme-acinzentada) e quartzo (mineral incolor), que se formam em um processo de cristalização. Por isso, esses minérios são responsáveis por garantir a durabilidade, resistência e aparência de cores mescladas e um tanto luminosas.

É caracterizado como uma pedra dura e resistente por possuir composições internas de outros minerais. Diante disso, é uma pedra bastante utilizada para construções. Porém, sua aparência e aspecto luxuoso o torna ideal para uma decoração elegante e sofisticada.

Onde posso aplicar o granito?

O granito é mais resistente à ação de substâncias químicas, abrasão, riscos, impactos e desgastes. Por isso, é utilizado em construções, em locais mais quentes e espaços públicos. É encontrado em calçadas, prédios e monumentos. Contudo, nos últimos anos, encontramos as pedras como uma forte tendência em decoração de interiores, e ideais para compor um móvel, devido a sua durabilidade e elegância. Por isso, o granito ganhou espaço em ambientes internos.

Vemos o granito em pisos, bordas de piscina, soleiras e balcões de cozinha de casas e apartamentos, por exemplo. O granito também é um material excelente para móveis e decorações atemporais, ou seja, que podem ser utilizados por um longo prazo sem perder o charme, como em mesas ou mesas de centro, balcões e estantes.

Mármore

O mármore é uma rocha metamórfica provinda do calcário, que em contato com elevadas temperaturas e pressão, origina este tipo de rocha. Sua composição com minerais cálcicos cria a diversidade de texturas e colorações. A característica principal do mármore são as formações de veios (listras ou riscos) que dão um aspecto charmoso e único. Diante disso, torna-se um acabamento ideal para diferentes projetos, decorações e até esculturas.

As principais diferenças do mármore em comparação ao granito é sua resistência e durabilidade. O mármore é uma rocha mais indicada para ambientes internos e em locais secos e de leve circulação. Isso porque é uma rocha com resistência baixa ao calor e umidade. Além disso, possui um desgaste maior em relação ao atrito, impactos, poluição, gordura, substâncias químicas e ácidos.

Onde posso aplicar o mármore?

O mármore é uma rocha cristalina e compacta ideal para decoração e revestimentos em paredes, pois é mais leve e tem maior durabilidade em superfícies secas. Ao contrário do granito, o mármore não é indicado para a cozinha, pois tem mais facilidade em manchar e perder brilho quando exposto a materiais de limpeza pesados, vinagres e limão.

Além de revestimentos em paredes, o mármore dá um toque exclusivo se aplicado em piso de áreas mais nobres da casa, como hall de entrada, sala e lavabo. Em móveis e decoração de interiores, o mármore também dá um visual mais sofisticado. Se você busca um revestimento mais exclusivo, essa é uma alternativa interessante para garantir um equilíbrio e harmonia em sua casa.

Materiais que substituem o mármore e granito

Se você gosta do aspecto do granito ou mármore e quer aplicá-los em um piso, ou dar um toque especial em uma área da sua casa, a Personalizze possui produtos em cerâmica e porcelanato equivalentes ao luxo dessas rochas e que são ideais para seu ambiente. Com produtos completos da Roca Ceràmica e o melhor de móveis planejados, transformamos seu ambiente com muita sofisticação e exclusividade.

Gostou desse conteúdo? A Personalizze atua há 18 anos no ramo de projetos de interiores. Somos a primeira loja Roca Select com todos os produtos da tradicional marca de cerâmica. Acompanhe nosso blog e Facebook para conhecer nossos projetos em cerâmica.

Posts relacionados

Deixe seu comentário

VALE-PRESENTE
DESCONTO DE 10% NA PRIMEIRA COMPRA
Preencha os campos abaixo e venha até a loja aproveitar seu desconto
→ Desconto válido exclusivamente para compras no ponto de venda;
→ Oferta unitária, não cumulativa.
close-link
Atendimento via WhatsApp